“Faça um pacto com os seus olhos”, foi o conselho do Pr. Juan Carlos Escobar

23/10/2014 10:46

Pr. Juan Carlos Escobar – Espanha | Tradução: Pr. Aílton Júnior – vice-presidente da IEADPE (Foto: Everton Irineu/RBC)

 

A tarde do penúltimo dia de estudos da 58ª Escola Bíblica de Obreiros da IEADPE teve continuação da aula ministrada pelo Pr. Juan Carlos Escobar, presidente da AD na Espanha, com a interpretação feita pelo Pr. Ailton Júnior, vice-presidente da Igreja.

A santidade do obreiro e a cultura do século 21 foi o tema explanado pelo ministro nesta EBO. Ele falou sobre o espírito que quer tirar Deus da nossa sociedade, destruir nossas famílias e transformar homens e mulheres em instrumentos de sedução, e que está dominando o mundo. Com veemência, o pastor afirmou que a Igreja de Cristo deve estar atenta a esta luta espiritual, levantando-se como mensageira da verdade.

Segundo o pastor Escobar, existem armas para auxiliar o crente a viver em santidade. “Somente em Deus, podemos resistir e nos fortalecer”, explicou. O obreiro conhece as armaduras espirituais anunciadas pelo apóstolo Paulo aos irmãos em Éfeso 6.10-20.

Utilizando o que disse Jó no capítulo 31 de seu livro, o Pr. Juan Carlos falou da necessidade da criação de um concerto com os olhos. “Jó estabeleceu um pacto com os seus olhos, para que o seu coração não entrasse em um mau caminho”, disse.

O olhar é importante do ponto de vista natural e espiritual. Toda sedução tem o objetivo de atingir os olhos e assim chegar ao coração. “Quando você vai a um shopping center, é tentado a gastar, pelos olhos, pelo marketing”. Na vida espiritual acontece o mesmo. “O diabo anda como um leão em derredor buscando a quem possa tragar”, afirmou. Ele focou a necessidade de ter cuidado na forma de olhar. O ministro alertou os presentes sobre a sedução presente na mídia, e consequentemente transmitida ás mulheres em sua maneira de vestir e se comportar.

 

“Faça um concerto com seus olhos. Proteja os seus olhos, proteja o seu coração, proteja a sua mente. Santifica os teus olhos”, exclamou o Pr. Juan Carlos. Encerrando a plenária, ele convidou os obreiros e ministros a, de pé, orarem ao Senhor, realizando um concerto com seus olhos. “Se você fez um concerto com seus olhos, satanás não poderá destruir você. Se você fez um pacto com seus olhos, seu testemunho estará intacto, satanás nunca poderá te envergonhar”, encerrou.

Dc. Gerônimo Irineu (Foto: Everton Irineu/RBC)

 

No intervalo, o Dc. Gerônimo Irineu foi convidado a cantar ao Senhor. A segunda plenária foi ministrada pelo Pr. Wagner Gaby, presidente da IEAD em Curitiba – PR. Ele também continuou falando sobre o tema: A santidade do obreiro.

Pr. Wagner Gaby – IEAD Curitiba-PR (Foto: Everton Irineu)

 

O ministro explanou sobre os males corruptores do mundo pecaminoso, que são: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Ele listou as obras da carne ensinadas por Paulo aos irmãos gálatas, como desejos e prazeres pecaminosos.

Ele também alertou sobre as tentações da sensualidade, através da concupiscência dos olhos. “O olho observa o que é agradável, levando a mente a cobiçar”, afirmou.

 

Encerrando, o pastor leu o conhecido texto bíblico: “Quem é santo, santifique-se mais.” Ele realizou uma ilustração com uma lanterna, lembrando o que Jesus ensinou sobre nós como luz do mundo. Na comparação, a lâmpada não acendia porque no interior da lanterna não havia pilhas, e sim, resto de papel e parafusos. “O que faltou aqui”, questionou.

Em seguida, ele colocou pilhas novas na lanterna que continuou apagada. “Será que as pilhas eram realmente novas”, perguntou. Refletindo sobre o conselho bíblico de auto-avaliação, o pastor começou a examinar a posição das pilhas.

O momento foi utilizado para intensa reflexão. O ministro também utilizou os exemplos dos exames médicos do raio-X e da tomografia computadorizada. Voltando às pilhas, ele verificou que havia fita adesiva isolando a corrente. “Quase que eu não via. É transparente, é como algo que todo mundo faz, ninguém vê”, disse. “Mas no exame de Jesus não passa”, afirmou.

Ele retirou o adesivo e leu o texto de Mateus 5.16: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” E circulou pelo interior do Templo Central mostrando a lanterna, finalmente, acesa.

Pr. Wagner Gaby – IEAD Curitiba-PR (Foto: Everton Irineu)